sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mitos e verdades da musculação


Academias de musculação são locais onde existem pessoas de diferentes níveis sociais e intelectuais. Fala-se de tudo: desde receita de bolo até política e economia. E também podemos ouvir dicas e conselhos de todos os tipos para se obter um resultado estético e de bem estar com seu corpo. Em certos casos estas informações estão equivocadas.

Segue abaixo uma seleção de mitos a respeito de musculação para esclarecer suas duvidas e melhorar seu desempenho e bem estar:

Musculação causa problema na coluna

VERDADE. Qualquer atividade executada com uma postura inadequada pode lesar a coluna. A musculação, quando bem executada, favorece o fortalecimento da coluna e melhora da postura, refletindo no abdômen, visto que pessoas com postura arqueada tem a barriga projetada para a frente.

Musculação dá varizes

MITO. As varizes aparecem por determinações genéticas independentemente da pratica da musculação. A musculação favorece a circulação sanguinea e, durante o treinamento, o organismo desvia grande parte do volume sangüíneo para a região trabalhada, aumentando a vascularização e oxigenação local.

Quando eu parar, vai cair tudo

MITO. Os músculos não caem, o que cai é a gordura. Durante este tempo longe, lembre-se em cuidar da alimentação para não se encher de comidas não nutritivas e gordurosas. Assim seu retorno será mais produtivo. Caso você nunca mais pense em voltar, o seu corpo vai voltando ao que era antigamente.

Mulher grávida não pode fazer musculação

MITO. Desde que antes tenha um histórico de atividades físicas. A musculação será aliada durante o trabalho de parto e a recuperação pós parto, pois previne dores lombares, além de melhorar a auto-estima. A única recomendação é que as cargas sejam moderadas e que se evite exercícios que comprimam a barriga.

Musculação endurece a gordura

MITO. A musculação enrijece os músculos e a gordura tende a diminuir quando o treino é associado a uma alimentação saudável.

O movimento lento reduz a força e causa de lesões

VERDADE. Ação lenta aumenta a tensão muscular, levando ao um aumento na força e no tamanho do músculo. Porém, uma vez que o controle da técnica é mais difícil e o atleta precisará da ajuda de um parceiro para evitar problemas.

Atletas avançados precisam de sete ou mais dias de descanso entre as sessões.

MITO. 48 horas são suficientes para completar a síntese da proteína que significa que os músculos encontram-se aptos para uma nova sessão. Treinar ­um grupo muscular apenas a cada sete dias pode prejudicar alguns elementos da adaptação muscular, resultando em lesão e dor muscular quando se voltar ao treinamento

Alguns bons motivos para você nunca desistir da musculação:


- Aumento da força muscular;
- Aumento da resistência muscular;
- Diminuição de lesões;
- Melhoria da performance em outros esportes
- Melhoria da coordenação muscular;
- Manutenção ou aumento da flexibilidade;
- Melhor controle postural;
- Aumento da densidade óssea;
- Aumento do condicionamento físico ;
- Melhoria da composição corporal;
- Aumento das adaptações bioquímicas.

Uma avaliação médica, além do acompanhamento de um profissional da área são imprescindíveis para garantir a prática segura da musculação. Gostou das nossas dicas? Então, acompanhe sempre o blog da Tryon! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails