segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Chá gelado? Chá quente? Conheça um pouco dessa história!





O chá é tradicionalmente usado, nos seus países de origem (países do oriente como China e Japão), como uma bebida benéfica à saúde física e mental que, entre outros benefícios, melhora os níveis de concentração, aumenta os níveis de energia e é um estimulante do bem-estar geral.

Todos os chás derivam da mesma planta Camellia sinensis, que difere de acordo com o processo de oxidação pelo qual passa que muda suas características, dando origem a vários tipos de chás de características diferentes.

O poder antioxidante dos chás preto, verde e branco se estabelece de acordo com os processos que passam. O chá preto, apesar de suas muitas qualidades benéficas a saúde, é o mais processado e tem menos poderes antioxidantes que o chá verde, composto pelas folhas não oxidadas da planta do chá. O chá branco é o menos processado, contém mais antioxidantes que o chá verde e é bastante mais caro que os anteriores.

Em relação às doenças, existem chás que são ótimos na prevenção de diabetes, diminuem o risco de doenças cardiovasculares, contribuem para a diminuição do “colesterol mau”, melhoram o metabolismo, entre outros benefícios. Mas os chás também aliviam mal estar aumentando os níveis de energia, purificando o organismo com a eliminação de toxinas e combatendo a retenção de líquido.
No entanto, há que ter em conta que todos os tipos de chá são ricos em cafeína e saponinas que, quando ingeridas em excesso podem causar danos no organismo.

Como preparar seu chá

Para que o chá mantenha todas as suas propriedades e sabor, existem alguns cuidados a serem tomados:

1. Encha uma chaleira com água fresca e agite para oxigenar. Se a água da região for muito rica em minerais (calcário, por exemplo) deverá usar-se água engarrafada.

2. Enquanto a água aquece, escalde o bule onde irá servir o chá. Sempre que possível, opte por recipientes de porcelana ou vidro, pois não alteram o sabor do chá.

3. Quando a água começar a ferver introduza o chá. Coloque um saquinho por xícara ou três por bule.

4. Assim que a água ferver, desligue o fogo. Lembre-se que, quanto mais água ferve, mais oxigênio perde, o que diminuirá a qualidade do chá.

5. Ferva o chá para no bule e deixe repousar durante 5 minutos.

6. Se pretende preparar um chá mais forte aumente a quantidade de chá e deixe repousar por menos tempo. Deve ter sempre o cuidado de não deixar o chá repousar por mais de 6 minutos pois tornará o sabor muito amargo.

7. Agite ligeiramente o chá antes de passá-lo para as xícaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails