sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Já pensou em trocar o carro pela bicicleta?



Mais que um veículo de lazer, a Bike pode ser o meio de transporte que leva você ao trabalho, à farmácia, ao cinema e qualquer outro lugar que você queira e, além de tudo, contribui com sua saúde. Então vamos trocar a o carro pela bicicleta?

Se ao ler o título desta matéria você tascou logo um: "No Brasil é impossível",compreende-se seu ceticismo. Mas, de cara, aí vai uma informação que pode fazer você rever sua opinião: a bicicleta é o veículo individual mais usado no país.

A conta é fácil: a Bicicleta é o meio de transporte próprio mais popular nos pequenos centros urbanos, que representam mais de 90% das cidades brasileiras. Então, quem sabe não vale a pena você seguir adiante e descobrir que é possível desmontar outros mitos - e também reafirmar verdades? É fato que aquilo que você vê pela janela do seu carro não é convidativo e pode fazê-lo desistir de ler este artigo agora mesmo. O trânsito nas grandes cidades do país está um caos, mas não seria justamente esse um bom motivo para você aposentar o carro? Então mãos a Obra!

Em São Paulo, faça sol ou faça chuva, uma sexta-feira por mês, enquanto os carros mal se movem pelas ruas, ciclistas se encontram na altura do número 2440 da Avenida Paulista. Dali, saem numa espécie de carreata - mas, claro, de bicicleta - para divulgar a bike como meio de transporte. Eles param o trânsito e chamam a atenção dos motoristas para essa opção de transporte menos poluente e, muitas vezes, mais rápida.

Num engarrafamento na capital paulista, os automóveis andam de 5 a 8 quilômetros por hora, enquanto a bicicleta chega a 15. Volta e meia, o grupo, que não tem líder nem estatuto, pinta bicicletas no asfalto ou nos pontos de ônibus sinalizando que a rua é também do ciclista, ou pendura bikes brancas, as chamadas ghost bikers, em pontos da cidade em que ocorreram acidentes fatais com ciclistas. Assim é a Bicicletada, versão brasileira de um movimento que surgiu em São Francisco, Califórnia: o Critical Mass, hoje em 300 países.

Mas é Perigoso?

Se pararmos para pensar quanto mais congestionado estiver o trânsito, mais seguro é porque todos os carros não irão passar dos 20Km/H. Nos horários de trânsito livre, nas avenidas das grandes cidades, sim, é perigoso, então, evite as avenidas a todo custo enquanto você não estiver seguro em andar de bike. E, mesmo quando se tornar um atleta, pense bem: é muito mais gostoso andar por ruas calmas e arborizadas. O melhor lugar para começar a pedalar (depois que você treinar o equilíbrio dando voltas por um parque) são as ruas mais tranqüilas do seu bairro. Vá até a farmácia, o cinema, o correio mais próximo. Mesmo assim, tenha sempre uma postura defensiva. E coloque-se no seu devido lugar: a rua.

Andarna calçada é falta de respeito com o pedestre. Não precisa bancar o folgadão no meio da faixa,mas também não se esprema no canto, sob o risco de se tornar invisível para os motoristas. "Ocupe seu território". Equipamento de segurança é fudamenta: capacete, cotoveleiras e luz de freio nas bikes não pode, de forma alguma faltar!


IDÉIAS PARA SE COPIAR

Amsterdã: Paraíso das bikes

Não restam dúvidas: é esta a capital mundial das bicicletas. Cerca de 40% dos deslocamentos na cidade são feitos com as Bikes. Quase todos os moradores têm ao menos uma - sempre das mais velhotas e básicas possíveis. Elas são usadas para ir à escola, ao trabalho, ao show. Lá, pedala-se de salto alto, segurando um guarda-chuva ou carregando bebês - sem perder a elegância, jamais. Com 750 mil habitantes, a cidade tem 400 quilômetros de ciclovias e foi lá, inclusive, que surgiram os primeiros movimentos pelas bicicletas comunitárias.


#Dica Tryon

Onde Andar de Bicicleta?
Não existe nada pior do que ficar olhando sua bike na garagem de casa. Entre pedaladas por trilhas e outros lugares na natureza, o Brasil oferece opções para todos os tipos de praticantes, tanto para iniciantes, como para veteranos da modalidade. Então selecionamos alguns lugares para você Experimentar a Vida de uma forma mais saudável e se tiver algum outra sugestão no envie!;)

São Paulo: Parque do Ibirapuera
Rio de janeiro: Lagoa Rodrigo de Freitas

Tanto no Rio de Janeiro e São Paulo oferecem o aluguel de Bicicletas com os valores que variam de R$5,00 à 7,00 a hora. Então o que você está esperando, experimente já essa nova maneira de encarar a vida de uma forma sustentavelmente ecológica e que trará ótimos benefícios para sua saúde, mas nunca esqueça de estar com a manutenção da sua bike em dia, usar roupas leves e calçados confortáveis e nunca deixe de ingerir liquido!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails